Como Melhorar a Experiência na Loja para seus Clientes
Para as lojas físicas, a experiência do cliente é um dos mais importantes diferenciais de marca. Essa experiência inclui desde a aparência da sua loja e como seus funcionários interagem com os clientes até se o processo de checkout foi uma experiência positiva ou negativa.
É essencial que toda loja física busque maneiras de melhorar a experiência de compra dos clientes. Vamos explorar nove formas de fazer isso, juntamente com algumas técnicas para aumentar suas vendas ao mesmo tempo.

1. Interaja com seus Clientes
Você provavelmente já faz isso nas redes sociais e no ambiente de vendas, mas há mais para oferecer uma experiência personalizada e significativa na loja. Por exemplo, você pode engajar seus clientes com pesquisas personalizadas e incentivá-los a deixar avaliações e comentários.
Quando você recebe feedback negativo, pode resolver o problema e trabalhar para transformá-lo em uma experiência positiva.
2. Crie um Ambiente Melhor
Embora muitos proprietários de negócios achem que isso é óbvio, vamos enfatizar de qualquer forma — as lojas físicas precisam ser bem iluminadas e ter prateleiras organizadas com caminhos claros pela loja.
Use sinalizações que não apenas ajudem os clientes a navegar pela loja, mas que também os envolvam com informações sobre promoções atuais. Guie seus compradores pela loja, dê personalidade ao espaço e permita que seus clientes visualizem como seus produtos ficariam em suas próprias casas. Criar um ótimo ambiente na loja pode melhorar a experiência do cliente como um todo.
3. Engaje Todos os Sentidos dos Clientes
A aparência da sua loja é importante — somos criaturas visuais. No entanto, se você focar apenas nisso, perderá quatro outras oportunidades de se conectar com seus clientes e melhorar a experiência deles.
Facilite para que os clientes toquem e sintam seus produtos. Uma desvantagem das compras online é que não há interação tátil.
Toque músicas na sua loja. Escolha canções que promovam emoções positivas — músicas com um ritmo mais lento incentivam as pessoas a fazer mais compras.
Não se esqueça do aroma. Padarias, cafeterias e restaurantes têm facilidade nesse aspecto, mas outros varejistas muitas vezes enfrentam dificuldades. Aromas básicos como baunilha, algodão e lavanda são perfeitos para ambientes de varejo.
4. Destaque o Atendimento ao Cliente
Se você quer que seus clientes cuidem de você, cuide deles. Se oferecer uma experiência ruim, será difícil se recuperar disso, assumindo que você consiga manter o cliente em primeiro lugar.
O atendimento ao cliente deficiente resulta em milhões de perdas todos os anos. E a maioria dos clientes afirma que o atendimento ao cliente é importante ao determinar sua lealdade a uma marca.
Você pode destacar o atendimento ao cliente ao:
- Garantir que os funcionários estejam disponíveis para clientes que precisem de ajuda.
- Incentivar a lealdade do cliente com programas de recompensas.
- Oferecer conhecimento sobre os produtos, em vez de pressionar pela venda.
- Agradecer aos clientes, fazendo com que se sintam apreciados e valorizados.
Nosso sistema de paginação sem fio, Smart Call, é projetado com os clientes em mente. Confira este breve vídeo abaixo sobre como ele pode funcionar para você.
5. Mantenha seus Funcionários Felizes

Se seus funcionários estão felizes ou não, isso pode afetar significativamente a experiência do cliente. Por exemplo, altos níveis de insatisfação dos funcionários levam à rotatividade, o que pode fazer com que sua loja pareça instável. Por outro lado, funcionários felizes tendem a ser leais e oferecem aos seus clientes uma presença confiável, consistente e informada, o que constrói confiança com sua marca.
Funcionários felizes também são muito mais propensos a colaborar e a dedicar o tempo e esforço necessários para criar uma ótima experiência para o cliente.
6. Recompense a Lealdade dos Clientes
A lealdade do cliente é poderosa. Por exemplo, clientes leais tendem a fazer mais compras ao longo do tempo, enquanto custam menos para manter — manter clientes significa aumentos de vendas e receita.
Clientes leais também podem se tornar embaixadores da marca, influenciando os compradores ao seu redor. Oferecer incentivos para manter seus clientes atuais fiéis é uma ótima estratégia, e proporcionar-lhes um programa de fidelidade que os recompense regularmente é ainda melhor.
De qualquer forma, você precisa recompensar a lealdade do cliente de maneira significativa e personalizada. Por exemplo, você pode oferecer descontos exclusivos personalizados para os hábitos de compra específicos de cada cliente, agregando mais valor e melhorando sua experiência de compra.
7. Ofereça Opções de Checkout Simples
A experiência do cliente também se estende ao tempo que passam na loja. Quando estão prontos para fazer uma compra, eles não querem esperar em filas, especialmente se você usar processos de checkout lentos ou complicados.
Assim como as compras online muitas vezes terminam com carrinhos abandonados, a dificuldade e a insatisfação na sua loja podem levar o cliente a um concorrente que facilite as coisas. Habilitar descontos rápidos e sem atrito pode ajudar a terminar a experiência de compra de forma positiva.
Às vezes, é tão simples quanto permitir pagamentos móveis ou usar mesas habilitadas para pagamento que seus funcionários podem levar pela loja. Para compras pequenas, essa estratégia pode eliminar a necessidade de seus clientes ficarem em uma longa fila.
8. Ofereça Wi-Fi Gratuito
Os clientes adoram comparar preços e pesquisar produtos enquanto estão em uma loja, e apreciam quando os locais de varejo oferecem Wi-Fi gratuito. Quando você oferece Wi-Fi, 61% dos clientes passarão mais tempo na sua loja e cerca da metade deles fará uma compra.
Oferecer Wi-Fi na sua loja também pode aumentar a lealdade e as vendas — 28% dos proprietários de varejo notaram que a implementação de Wi-Fi gratuito aumentou a lealdade e resultou em um aumento de vendas de 3,4%.
9. Organize Eventos
Muitos clientes demonstram interesse em eventos na loja, e oferecer amostras de produtos pode melhorar significativamente as vendas. Algumas pesquisas mostram que amostras de alimentos podem aumentar suas vendas enquanto diminuem as vendas dos concorrentes. Isso significa que parcerias com negócios relacionados que oferecem alimentos podem ser benéficas para oferecer amostras aos seus clientes enquanto eles compram.
Você pode vincular eventos aos seus programas de fidelidade para criar acesso exclusivo às compras para seus clientes mais leais de vez em quando, fortalecendo esse relacionamento e incentivando outros compradores a permanecerem com sua marca.
9. Melhore a Experiência dos seus Clientes na Loja com o Smart Call

O Smart Call é uma solução de comunicação para varejistas que garante que você esteja sempre disponível quando seus clientes mais precisarem de você. Com o Smart Call, você pode esperar:
- Uma melhor experiência para o cliente (e para os funcionários)
- ROI imediato
- Um aumento na receita e no desempenho geral
Comece a melhorar a experiência dos seus clientes enquanto aumenta as vendas ao mesmo tempo. Obtenha sua demonstração do Smart Call e veja como a experiência dos seus clientes na loja pode melhorar significativamente.